Otimização básica para sites institucionais

Sempre vemos sites online com layout e configurações ótimas, mas isso não significa que ele está sendo acessado. Pois isto garante a melhor experiência do usuário em seu site e não interfere em como você será encontrado nas ferramentas de buscas.

Quase todos os usuários utilizam o Google como ferramenta de busca para produtos, serviços e conteúdos na internet, sendo assim para garantir que seu site seja encontrado, além da criação de sites uma otimização de site será necessária.

Quando falamos de sites institucionais, deve-se pensar em uma experiência única para o usuário, pois na maioria das vezes este poderá ser o primeiro contado de um cliente com a empresa, sendo preciso ter um design que chame a atenção e apresentas conteúdos estruturados e muito bem elaborados.

Otimização de sites institucionais

Quando pesquisamos palavras no Google e o site não aparece entre os primeiros resultados significa que ele é muito visitado.

Para melhorar isso, existem algumas técnicas que aumentam a probabilidade de ser encontrado no Google, automaticamente melhorando o posicionamento em buscas. Estas são o Search Engine Optimization, as técnicas de SEO.

Porém para garantir a melhor otimização do site institucional também é muito aconselhável a melhoria de conteúdos, das páginas, layout, e tudo que forneça a melhor experiência do visitante no site, garantindo que ele retorne.

Importância do SEO

SEO são conjuntos de técnicas que levam um site a ter um posicionamento melhor nos buscadores da internet como o Yahoo, Google, Bing e outros.

O melhor posicionamento garantirá uma taxa de visualizações e conversões muito maior para qualquer negócio.

Por que escolher a otimização para o seu site?

Depois que conseguir entender o funcionamento do SEO, conseguimos perceber a vantagem que os sites com otimização básica possuem, com maiores números de visualizações, melhores posicionados, melhorando suas vendas e alavancando seus negócios.

Existem dois motivos para alcançar as melhores posições:

  1. Tráfego orgânico: Este é um investimento com pouco custo ou nada de valores investidos. O tráfego orgânico pode aparecer devido à qualidade do seu site, uso de palavras chaves adequadas, conteúdos interessantes e originais, títulos de páginas otimizados e muitos outros fatores. Ficando bem posicionado acabará trazendo mais visualizações para o seu site, aumentando as chances de conversões.
  2. Tráfego pago: Basicamente você irá comprar palavras chaves que constam no seu site. Este tipo de tráfego é feito através de pagamentos realizados por você, podendo fazer você aparecer na primeira página de pesquisas do Google. Na maioria das vezes, o pagamento é feito pelo número de cliques que recebe através do anúncio.

    Este método funciona em médio e longo prazo. Porém o resultado não é garantido, pois o seu conteúdo e site também precisam estar de acordo e bem elaborados para garantir um melhor posicionamento.

Como é feita a otimização de sites

O SEO é feito para usuários verdadeiros, então deverão ser pensadas estratégias reais que atendam as necessidades deste público.

O primeiro passo é entender a situação atual do site, através dos relatórios disponíveis, como os de posicionamento.

O segundo passo é planejar as estratégias baseado no diagnóstico anterior, como os documentos e ações a serem executadas e qual a freqüência que os resultados serão analisados novamente.

O terceiro passo será executar todas as melhorias e ações planejadas.

O quarto passo será novamente gerar os relatórios para conseguir mensurar os resultados de suas otimizações.

Estes passos deverão se tornar um ciclo, pois a otimização de sites deverá ser constante.

Vantagens de otimizar sites instrucionais

  • Resultados melhores para o negócio.
  • Retorno a curto, médio e longo prazo.
  • Mudanças de estratégias facilitadas.
  • Aumento de tráfego e visitas no site.
  • Maior economia com anúncios.

Outra dica é utilizar o WordPress para otimizar o seu site, pois a plataforma permite realizar uma boa estratégia de SEO, com plug-ins específicos para esta tarefa. Um exemplo é yoast seo, dinâmico e muito fácil de utilizar.

Não há dúvidas de que a otimização de sites institucionais irá trazer muitas mudanças para melhor, e seu negócio terá um crescimento muito constante devido ao número mais de visualizações.



× Orçamento por WhatsApp