28 Nov By  Ler 1070 vezes

O que são Marketplaces

O que são Marketplaces?

A internet indubitavelmente vem oferecendo grandes oportunidades para quem deseja montar seu próprio negócio. Hoje em dia, quem produz quadros, artesanatos, roupas ou bijuterias pode contar com essa excelente ferramenta para realizar suas vendas através de lojas virtuais. Mas afinal, é melhor montar uma loja virtual própria ou colocar o meu negócio em um Marketplaces. E você sabe o que são Marketplaces?

Muito provavelmente você já deve ter ouvido falar ou até mesmo ter navegado por sites com Elo7, Solidarium, Airu e Tanlup. Eles são uma espécie de loja virtual colaborativa onde diversos comerciantes e artesãos podem colocar seus produtos e vender.

Vamos supor que o usuário ou cliente está à procura de uma sandália de tirinhas, ele faz uma busca nesses Marketplaces e o sistema apresenta os produtos de diversos empreendedores ou comerciantes diferentes. Ele faz a sua escolha e compra através dessa plataforma.

Muito difundido nos Estados Unidos, este modelo de negócio vem atraindo cada vez mais os empreendedores brasileiros. Para se ter uma ideia de sua magnitude, esse tipo de negócio alcançou o número de 6,5 bilhões em vendas no Brasil, até 2012.

Isso representa que 29% das compras realizadas na internet vêm das plataformas de Marketplace. Uma estratégia consolidada quando observamos as vantagens oferecidas, como ter à disposição um espaço pronto para poder incluir todos os seus produtos, sem precisar gastar, pelo menos inicialmente, uma grana forte com a construção de uma loja virtual própria, que não é nada em conta.

Imagine um shopping de sua cidade, onde existem diversos lojistas e várias opções e modelos diferentes para você realizar suas compras. A mesma ideia se aplica ao Marketplace, só que tudo feito virtualmente, dentro da praticidade e comodidade que somente a internet é capaz de oferecer.

O cliente tem a facilidade de poder escolher e fazer uma busca detalhada do melhor produto, realizar a compra e aguardar que ela chegue no conforto de sua casa. Assim como o lojista tem a oportunidade de poder oferecer o seu produto para qualquer lugar do país, sem ficar limitado territorialmente.

Dedicação sua loja virtual ou negócio

Se você já decidiu montar a sua loja virtual utilizando a plataforma de um Marketplace, sabia que estará entrando em um mercado bastante promissor e cheio de oportunidades. Porém, como todo negócio, independente se ele for físico ou online, a dedicação e empenho se vale da mesma forma. Não adianta nada apenas colocar seus produtos em uma rede colaborativa, e ficar aguardando que um rio de vendas aconteça. O empreendedor que for se aventurar nesse tipo de negócio, precisa oferecer todo apoio e estrutura aos clientes, respondendo perguntas e tirando dúvidas sempre que for preciso.

O apoio e atenção ao cliente permanece da mesma maneira de uma loja física. Com muita dedicação, estratégia correta de divulgação, um bom relacionamento nas redes sociais, certamente trarão excelentes resultados. E isso vale se você for montar uma loja virtual própria, ou escolher um Marketplace.

Vantagens e Desvantagens

Para quem deseja investir e colocar seus produtos dentro de um Marketplace, precisa saber e conhecer as vantagens e desvantagens. Procure sempre avaliar, realiza pesquisas e, se possível faça cursos online sobre loja virtual, Marketplace, redes sociais, entre outros.

O bom empreendedor é aquele que busca constantemente por qualificação e, principalmente em um negócio online, estar bem informado e conhecer as novidades é fundamental para não ficar para trás, já que as coisas na internet se movem e mudam muito facilmente.

Antes de colocar seus produtos em um Marketplace verifique a integridade e reputação da marca e o site que escolher. Pesquise se há reclamações na internet para que você não tenha problemas futuros.

Cada Marketplace trabalha com política diferentes, por isso leia atentamente e verifique qual é a melhor que se encaixa ao seu negócio. Lembre-se que a entrega do produto é de sua responsabilidade, o Marketplace apenas oferece a plataforma para que você administre o seu negócio.

Um ponto positivo é que toda a estrutura e parte de software da loja virtual é de responsabilidade da plataforma de Marketplace, sendo assim, você tem um problema a menos para se preocupar, e pode se dedicar apenas ao bom atendimento do seu cliente, além e poder criar seus produtos com tranquilidade.

Os custos necessários para utilizar uma plataforma de Marketplace são referentes à manutenção e transação de pagamento, além de ser uma responsabilidade do Marketplace cuidar da segurança de dados dos clientes.

Última modificação em Sábado, 13 Fevereiro 2016 22:10
Avalie este item
(0 votos)
Fast Websites Criação de Sites

Criação de Sites. Criação de Lojas Virtuais. A Fast Websites Criação de Sites é uma agência especializada em soluções web, tais como: Criação de Sites. Criação de Lojas Virtuais, Criação de Apps Mobile, Campanhas de Marketing Digital e Automação de Marketing. Ligue para (11) 4383-8228 e fale com nossos consultores.

Website.: www.fastwebsites.com.br
Mais nesta categoria: Vantagens dos Marketplaces »
FacebookTwitterGoogle BookmarksLinkedin